Prológica celebra o sucesso da implementação do PRISMA, a sua solução digital inovadora, em duas Unidades Locais de Saúde (ULS) de referência: a ULS Lezíria e a ULS São José.
Esta conquista reforça compromisso da Prólogica com a transformação digital da saúde e a promoção de cuidados de saúde.
O PRISMA permite a unificação da informação clínica dos utentes, a sistematização do percurso assistencial e o registo estruturado de resultados clínicos e variáveis de case-mix.
Esta abordagem proporciona uma visão integrada do estado de saúde dos utentes, potenciando a melhoria contínua dos cuidados prestados.
Na ULS Lezíria, a solução foi implementada no serviço de Oftalmologia, liderado pela Dr.ª Cristina Amorim, com foco na estruturação de dados relativos a consultas e procedimentos cirúrgicos, nomeadamente na área da cirurgia da catarata.

Já na ULS São José, o PRISMA está em funcionamento no Centro de Responsabilidade Integrado de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CRITCO), sob coordenação da Dr.ª Leonor Manaças. A solução permite aqui um acompanhamento clínico completo dos utentes, contribuindo para a obtenção de melhores resultados em saúde na área da cirurgia bariátrica.
O sucesso desta iniciativa deve-se ao forte envolvimento das equipas clínicas e de gestão das duas instituições, que participaram ativamente na definição de requisitos, no desenho dos formulários clínicos e na realização de testes em ambiente real. A partilha contínua de feedback foi essencial para a afinação da solução às necessidades específicas de cada contexto.
A prológica destaca ainda o papel determinante das equipas de IT da ULS Lezíria e da ULS São José, cuja colaboração, flexibilidade e capacidade de resposta foram fundamentais ao longo de todo o processo de implementação.
Com esta experiência, a Prológica reforça o seu papel como parceiro estratégico na digitalização dos cuidados de saúde, desenvolvendo soluções que valorizam a informação clínica e colocam o utente no centro do sistema. Conheça algumas da soluções e projetos que impactam diariamente organizações de saúde, profissionais e utentes.
Fonte: MaisRibatejo
