Sabia que o IASAÚDE selecionou a PROLOGICA para a implementação de um repositório central de dados na Região Autónoma da Madeira?


2019-12-16

O IASAÚDE selecionou a PROLOGICA para implementar um repositório central de dados no âmbito do contrato-programa da Região Autónoma da Madeira, para, através de uma única fonte de verdade, potenciar a gestão da informação, melhorar a governação corporativa e assegurar a sua autonomia e flexibilidade no acesso aos dados.

 

Este projeto de transformação digital na Região Autónoma da Madeira, pela sua dimensão, complexidade e propósito, irá envolver vários stakeholders, de diferentes backgrounds, com o objetivo de endereçar diferentes desafios tecnológicos, como por exemplo:

  • Análise, desenho e implementação de raíz de uma solução de data warehouse;
  • Automatização do processo de Extração, Transformação e Carregamento de dados (ETL);
  • Agregação de dados financeiros e de qualidade, de âmbito hospitalar;
  • Criação de mecanismos automáticos para validar e reportar a qualidade da informação;
  • Desenvolvimento de mecanismos que permitam auditar os dados/indicadores do sistema.

 

O que é um repositório centrar de dados?

Um repositório central de dados (Data Warehouse) consiste num armazém digital de dados que agrega de forma organizada diferentes fontes de dados das organizações. Com o objetivo de potenciar a tomada de decisão através da visualização, monitorização e análise dos dados armazenados, estas soluções deverão estar desenvolvidas e preparadas para correlacionar diferentes fontes de dados, garantir a qualidade dos dados e facilitar o acesso aos dados.

 

Sobre o IASAÚDE:

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE,IP-RAM), é um Instituto Público, criado em 2008, integrado na administração indireta da Região Autónoma da Madeira, sob superintendência e tutela da Secretaria Regional da Saúde.

Dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, é um organismo com jurisdição sobre todo o território da Região, com sede no Funchal.

O IASAÚDE, IP-RAM tem por missão apoiar a definição das políticas, prioridades e objetivos para o setor da saúde e consumo, na procura de ganhos em saúde e de um elevado nível de proteção dos direitos e interesses dos consumidores, assegurando a melhor articulação entre os diversos serviços e organismos.

 

Para saber mais sobre o IASAÚDE, consulte o seu website institucional: http://www.IASAÚDE.pt/

Voltar